Esse tipo de estampa que também pode ser chamada de tribal pode ser bem colorida ou bicolor, e se os
round glasses que comentamos no começo dessa semana (
clique aqui para ver o post) são inspirados nos anos 70, a padronagem étnica também encontra suas raízes nessa década.
As inspirações dessa estampa vem de tribos antigas como dos astecas, das tribos africanas ou dos índios americanos. Um país que é muito comum encontrarmos esse tipo de estampa em roupas, acessórios e até mesmo enfeites para a casa é o Peru que se inspira em suas tribos mais antigas.
A estampa étnica é uma super tendência, mas não é todo mundo que consegue usar esse tipo de padronagem. Então, hoje vou mostrar que não é um bicho de sete cabeças usar estampas que fogem do comum, como a tribal.
Para quem já é acostumada com a estampa, tem os looks total étnico, como esses vestidos:
 |
Blake Lively |
Para uma festa esse vestidinho fica bem bonito e moderno. No caso, é uma estampa étnica bicolor preta e amarela. Observem que foi combinado com um sapato simples preto, porém no look abaixo vejam a ousadia:
Além de ser um étnico que mistura várias cores, o sapato também trás a estampa com outros tons de cores. É bem ousado, mas eu gostei. Tem que ter muita personalidade para usar um look assim.
Mas, para quem quer começar a usar essa padronagem, sem ser muito radical, pode apostar em camisetas étnicas com calça.
Com jeans fica bem legal, mas uma calça diferente como a dourada cai super bem com esse estilo de padronagem.
Ao usar uma estampa tribal na parte de cima com um shorts neutro como o jeans, te permite abusar mais na escolha do sapato fazendo uma mistura de estampas, como no caso do primeiro look que está com uma sandália de oncinha. Já no segundo look, por ser um shorts de paetê preto, o sapato no mesmo tom da estampa da blusinha foi ideal.
As saias curtas, mid ou longas também são muito bem vindas para compor um look étnico.
A estampa étnica compondo a parte superior do look fica bem bonito, mas admito que tenho uma queda pela peças de baixo com a estampa, principalmente as saias.
Longas, mini, justas ou soltinhas... as saias com estampa tribal são um ahazo! E vejam que não é nada difícil compor um look desses, uma blusinha neutra com sapato e bolsa no tom da estampa resolvem tudo. Lembrando que as t-shirts também podem ser usadas aqui, como no look com a saia longa.
Que tal shorts étnicos? Vejam esses três looks que lindos! As camisas, com manga ou sem, ficam lindas com esses shorts.
As calças com a estampa também sucesso garantido! Elas podem ser largas ou justas, mas a minha queda são pelas leggings . Necessito de uma urgente!
Observem que nos três looks acima com as calças estampadas, as blusinhas ou top vem com cores neutras.
O sapato também pode ser neutro, mas também pode dar um toque final de cor como no primeiro look, com um sapato vermelho no meio da estampa black & white.
Sei que o calor está de matar, mas naqueles períodos em que o tempo não se afirma um casaquinho sempre é ótimo e por que não um étnico? Eles também são lindos e podem dar vida a um look neutro. Observem que os três looks acima, sem o casaco não seriam nada!
As mais abusadinhas podem misturar as estampas. Não, isso não é fácil de fazer e tem que saber compor muito bem. O primeiro pegou os leves tons de vermelho/laranja da saia e apostou em uma estampa floridinha mais delicada na camisa. O segundo look também usou da mesma tática, pegou os tons de rosa da saia e combinou com uma camiseta com tons de rosa, marrom e um verdinho bem clarinho. O terceiro look, de Julia Petit, foi meu favorito dentre os três, pois apostou no zig-zag tanto na parte de quanto na de baixo, neutralizando um pouco com uma t-shirt neutra azul.
E se você quer simplesmente ter alguns detalhes étnicos no seu visual, que tal fazer uma arte assim em suas unhas? Corre já pra manicure! Fica lindo, né?
A estampa étnica, ao contrário do que muitos pensam, não é algo difícil de combinar. Como vocês viram, tem para todos os gostos.
Duvido que você não consiga montar um look étnico lindo!
Aposte nessa tendência nas festas de final de ano e ahaze!
Beijos,
Flávia.