quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Compras no Paraguay

Antes de qualquer coisa quero pedir mil desculpas pelo meu sumiço aqui no Ryca na rua. Mas, agora estou de volta e prometo não abandonar vocês assim tão cedo! 
A Flávia havia contado pra vocês que eu tinha ido viajar pro Paraguay, passar uns tempos em uma fazenda. Obviamente, aproveitei para fazer umas comprinhas por lá. E hoje vim contar como são os shoppings e lojinhas paraguayas.
Mas preciso antes explicar que existem duas cidades onde é possível fazer compras. A mais conhecida é Ciudad del Este, que fica próximo à Foz de Iguaçu (Paraná). É muito mais comum o pessoal ir para Foz, onde conhecem as lindas cataratas e aproveitam para fazer compras na cidade paraguaya. Afinal, não existe necessidade de nenhum tipo de visto para atravessar a fronteira, é só pegar a Ponte da Amizade e pronto. Claro que, as vezes, existem algumas dificuldades, como trânsito e fiscalização, tanto na entrada como na saída da cidade. 
E assim também funciona em uma outra cidade paraguaya: Salto del Guairá. Eu estou mais acostumada a ir nessa cidade, que fica próxima a Guira (Paraná). Porém devo avisar que a loucura das compras e lotação existem em ambas as cidades, mas acredito que em Salto del Guairá seja um pouco menos.
Agora, vamos ao que nos interessa: onde comprar?
Em Salto del Guairá existe uma avenida só, repleta de lojinhas, shoppings e, obviamente, camelôs. Ai você que tem que saber que tipo de produto você quer. Os camelôs tem muitos produtos baratos e diferentes, porém, muita mercadoria pirata e falsificada. Se quer pagar barato, ótimo. Mas lembre-se que tudo que é muito barato dura pouco, estraga rápido.
As lojinhas também tem vários tipos de produtos, originais e, infelizmente, alguns falsificados. Uma das poucas coisas que já comprei nessas lojinhas são umas mantinhas, super quentinhas e lindas. Ótimo para o inverno! Mas, fora isso, não me arrisco a comprar outros produtos. Por isso, a melhor opção é comprar nos grandes shoppings. 
Um ótimo lugar para compras é a loja Queen Anne. Era um comércio pequeno, um dos primeiros que abriram na cidade e hoje tem o tamanho de um shopping mesmo, vendendo uma quantidade enorme de produtos importados, como cosméticos, alimentos, bebidas, eletrônicos e peças de decoração.


Mas, o mais completo de todos acredito que seja o Shopping China. Ele é gigantesco, com prateleiras separando tipos de produtos, e quiosques de marcas importadas.




É de enlouquecer qualquer um. E os preços? Ótimos! A maioria das coisas é realmente mais barata que aqui e o valor é muito próximo ou até igual que os produtos vendidos nos Estados Unidos ou nos Duty Free da vida.
A grande parte da compra que fiz lá consiste em cosméticos. Mas quem quer comprar roupas, pode ir sem medo! Mas não vá achando que as camisas da Lacoste, jeans da Abercombrie e casacos da GAP são super baratinhas. Elas apenas são um pouco mais baratas que no Brasil.
Quem é doido por eletrônicos, a melhor opção também é comprar na Queen Anne (que tem garantia e testa o produto na hora pra você, porém demora horrores) e Shopping China. Não vá querer comprar um Iphone naquelas lojinhas desconhecidas. Nem perfumes ou bebidas alcoólicas, ok?
Ah, outra loja legal de comprar é a Bless. Essa loja tem tanto na avenida quanto no Shopping Salto del Guairá. Só devo avisar que nem todas as lojas desse shopping são confiáveis. Se entrar nesse shopping, vá na loja Bless que você encontra muitos produtos bons. E se quiser tênis ou roupas da Nike, nesse shopping tem uma loja linda e completa. Vale a pena!
E, por último, devo esclarecer que o valor de compras permitido por lá é de U$ 300. Se você ultrapassar esse valor e for detido, deverá pagar imposto. Por isso, pegue todas as notas fiscais dos produtos comprar.

Nos próximos dias vou contando pra vocês o que comprei por lá, quais produtos já usei e quais aprovei.

Obs: todas as fotos são do Shopping China.

Beijos,
Veronica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário